segunda-feira, 18 de julho de 2011

TRATADO DA POLÍTICA, por Aristóteles

O presente livro que vos apresento é da autoria de Aristóteles, que é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos. Inicialmente discípulo de Platão, cedo se afastou do caminho do mestre e do seu mundo das ideias para procurar a verdade  na matéria das coisas. 
A obra "Tratado da Política" é uma das obras mais geniais de Aristóteles; nela, não apresenta apenas a realidade do sistema político da altura como apresenta as suas próprias ideias políticas, para não falar de que lança as bases do nosso Direito Constitucional, daí julgar ser uma obra de extrema importância para os alunos de Direito que, a meu ver, deveriam questionar mais as razões da nossa ideologia e organização ao invés de as seguir simplesmente porque são e sem saber por que o são.
A propósito desta obra (e para meu proveito pessoal) criei um blogue a resumir cada capítulo da obra que actualizarei uma vez por dia com um capítulo. Todos os interessados podem aceder-lhe livremente :) Contudo relembro que isso não substitui a leitura original.

3 comentários:

Unknown disse...

pode por favor deixar indicação do blogue para consulta?
obrigada

Unknown disse...

pode por favor deixar indicação do blogue para consulta?
obrigada

Gabriela de Sousa disse...

Boa noite.
Antes de mais peço desculpa pela demora; o facto é que estive demasiado tempo ausente deste blogue e no intuito de tornar "ao activo" vi agora o comentário." O blogue em questão é http://t-da-p.blogspot.pt/ . É apenas um resumo de cada capítulo da obra. Espero que ainda lhe seja útil.
Mais uma vez peço desculpa. Os meus cumprimentos e obrigada pela visita,

G.B.