quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ARTE GRECO-ROMANA (Scala)

E cá voltei. Desta vez não venho com nenhum tratado ou obra literária e sim com algo que, a meu ver, acho útil enquanto complemento para estas leituras, uma vez que também é uma evidência do sentido de estética das civilizações grega e romana e também do contexto artístico em que as obras foram escritas (nada vive sem o seu contexto).
Este já não é o primeiro livro de arte que exponho aqui. Houve um anterior, chamado "Arte Romana", da autoria de Pierre Grimal, mas esse é de História da Arte. Este que apresento agora não deve ser visto como um livro de História da Arte e sim mais como um "catálogo" de arte, uma vez que assenta basicamente em imagens por página com a respectiva legenda. As imagens estão divididas pelas épocas correspondentes, que têm uma breve apresentação na página introdutória de cada uma. Vem também em quatro idiomas: Português, Espanhol, Italiano e Inglês.
É assim, não é por ter imagens e praticamente nenhum texto que esta "colectânea" artística é menos útil que o livro de Pierre Grimal: de facto, este tem o que o livro de História da Arte não tem, que são precisamente elementos visuais e isso foi também uma das coisas que não gostei muito no outro livro. Não que eu seja adepta da ideia de que os livros têm que ter necessariamente ilustrações, mas quer dizer, era um livro de História da Arte e estão-nos a falar de arte sem exemplos para aquilo que descrevem, é como ler um livro sobre pintura e não ver nenhum quadro. Assim, creio que este livro e o outro se complementam bastante bem, uma vez que o segundo é muito detalhado a nível de texto e este visualmente. 
Apesar de não ser um livro essencial, considero que talvez seja uma boa aquisição mais enquanto "documento histórico" ou "testemunho visual" para quem se interessa pela arte e a sua História ou por civilizações antigas; isto porque muito do que é uma civilização hoje e ontem passa pelo que reflecte nas suas manifestações artísticas.

Sem comentários: