domingo, 15 de maio de 2011

ANTÍGONA, por Sófocles

Sófocles é um dos três grandes autores de tragédias junto com Eurípides e Ésquilo e o mais bem sucedido em toda a sua vida. As suas tragédias têm a habilidade de discutir grandes temas éticos e políticos e em demonstrar a fragilidade e insegurança do ser humano.
"Antígona" é uma das tragédias mais famosas de Sófocles; tem como personagens Antígona e Ismena (que são irmãs), o Coro dos Anciãos de Tebas, Creonte (tio das irmãs), um Guarda, Hémon (filho de Creonte e noivo de Antígona), Tirésias, dois Mensageiros e Eurídice (esposa de Creonte).
Os dois filhos varões de Édipo envolveram-se numa guerra fraticida que culminou com a morte de ambos. Ao trono ascende Creonte, o herdeiro mais próximo e que toma uma atitude de rei tirânico; a par disso, ordena que se enterre o trono do sobrinho que deveria ter sido rei com todas as mordomias e quanto ao outro irmão, o atacante, decreta que este deverá ser deixado ao relento e comido pelos animais selvagens como qualquer traidor mereceria, jurando pena de morte a quem desobedeça à lei e lhe ouse prestar serviços fúnebres.
Antíngona, a mais resoluta das irmãs, é fiel ao seu irmão morto e ousa dar-lhe um enterro digno; contudo, é apanhada e condenada à morte, sendo enterrada viva. Hémon suicida-se junto do corpo de Antígona com o desgosto, bem como Eurídice, que não suporta a morte do filho.
Nesta tragédia é possível ver ideais bem definidos de Sófocles tais como a defesa do perdão em detrimento do ódio, um enaltecimento da vontade feminina e a rejeição da tirania num Estado servindo, a meu ver, também como uma crítica social. Para mais, apesar do título da tragédia, Antígona não me parece ser a personagem principal da peça, mas sim Creonte; com efeito, é a única personagem constante e que decide o destino das demais. Julgo que Sófocles nomeou a peça com o nome de Antígona, na realidade, por esta ser a personagem que dá origem à problemática e, por isso, a mais dramática; de resto, cerca de metade da peça não conta com a sua presença.

Sem comentários: