terça-feira, 17 de maio de 2011

CARTA SOBRE A FELICIDADE, por Epicuro

Este é, sem dúvida, um pequeno livro que é grande em conteúdo. Ainda que originalmente endereçada a Meneceu, esta "Carta sobre a Felicidade" tornou-se, na verdade, num documento endereçado a todos nós. De texto simples e conciso e narrativa curta, esta pérola do pensamento antigo aborda sabiamente temas que perturbam o Homem através dos tempos, como a morte, o desejo e a sapiência.
Este livro, a par de ser o mais curto, é também dos melhores que já li e fico satisfeita comigo mesma por ter tomado a decisão de adquiri-lo num momento de dúvida e ocupa uma posição especial nas minhas estantes. Confesso também já ter prometido a mim mesma oferecê-lo nos próximos aniversários, não sob aquela velha desculpa de não saber o que oferecer (quantos de nós dão livros quando não se preocupam em procurar algo mais!) mas precisamente por saber que é um daqueles livros que devem fazer parte das leituras obrigatórias de uma vida. Possa este livro, para os que ousarem adquiri-lo, ajudá-los, como me ajudou a mim também; se ainda não em prática, pelo menos em espírito.

Sem comentários: